O jantar de casamento é um momento muito esperado e cada detalhe precisa ser pensado cuidadosamente. De fato, além das preferências dos noivos, o cardápio e o formato do buffet devem levar em consideração a temática da cerimônia e a necessidade de otimização para que tudo seja feito com antecedência.
Encare esta etapa da festa como uma espécie de experiência gastronômica que faz com que os convidados criem memórias divertidas. Com isso, a proposta do jantar de casamento envolve mais do que a elegância necessária para o evento e se transforma em uma junção de cores, sabores e confraternização.
Quer saber mais? Vamos listar 5 dicas de como organizar as etapas e acertar em cheio nas escolhas. Acompanhe!
1. Considere o perfil dos convidados
Para os noivos, certamente, é um prazer oferecer um delicioso jantar na comemoração do casamento. No entanto, alguns detalhes precisam ser definidos antecipadamente com o objetivo de tornar a experiência inesquecível, confortável e divertida na medida. Comece por uma avaliação minuciosa do perfil dos convidados.
Antes mesmo de pensar em pratos e na lista de bebidas, idealize a festa e avalie estrategicamente como seria o formato mais adequado na hora de servir. Por exemplo, se nas famílias do casal existem muitas pessoas idosas, com dificuldades de locomoção e crianças, o buffet americano em que os convidados se servem sozinhos não é indicado por gerar dificuldades na circulação.
2. Estude os formatos mais comuns
A organização do jantar de casamento perfeito só é possível com um bom estudo em relação aos formatos mais comuns de servir. Existe uma série de opções que podem se adaptar ao estilo do casamento e transformar o jantar em um momento de confraternização bastante charmoso dentro do cronograma. Veja as principais a seguir!
Serviço americano
É o famoso self-services. O estilo visa facilitar a circulação dos convidados com uma mesa montada estrategicamente para que cada um sirva o seu próprio prato.
Empratado
Conhecido também como serviço à inglesa, é um dos formatos mais formais em que os convidados ficam sentados às mesas e são servidos por um time de garçons. Todos os pratos, neste caso, já saem montados da cozinha.
À francesa
É bastante parecido com o empratado em que os convidados são servidos nas mesas. Porém, aqui, é o convidado que dita a quantidade de comida que deseja em um serviço de montagem direto no prato semelhante aos restaurantes de rodízios.
Coquetel
No formato coquetel, o principal objetivo é servir comidas que sejam fáceis de manusear e dispensem o uso de pratos e talheres. Com isso, os convidados podem comer em pé na pista de dança ou nas mesas. É uma opção bastante versátil, pois se encaixa em diferentes etapas da festa com os serviços volante e em mesa fixa.
3. Escolha um buffet de qualidade
De nada adianta escolher um formato de buffet dentro da proposta da festa, se a comida não for boa. Por isso, é muito importante reservar o tempo adequado na agenda dos preparativos para se dedicar ao processo de decisão do buffet, tirar as dúvidas e fazer as degustações com tranquilidade. O recomendado é bater o martelo da contratação com seis meses de antecedência.
4. Adicione opções para vegetarianos e crianças
Em um momento tão importante, é essencial que todos os convidados se sintam incluídos e ninguém passe por situações desconfortáveis por não gostar do cardápio. Então, inclua opções de pratos vegetarianos e infantis no jantar de casamento. É válido também orientar adequadamente a equipe responsável pelo buffet para que os ingredientes fiquem bem sinalizados como forma de evitar reações alérgicas ou problemas aos intolerantes.
5. Encaixe o jantar de casamento na temática da festa
Todo casamento tem uma temática que direciona as escolhas dos noivos e o jantar é parte importante deste conceito. Pense bem, em uma celebração mais tradicional com trajes elegantes, oferecer um buffet no formato coquetel foge completamente da proposta, não é mesmo?
Em função disso, encare este tipo de serviço como uma parte importante dentro da experiência que você deseja transmitir com o cerimonial. Em um casamento com um ar mais simples na praia, por exemplo, os noivos ganham um verdadeiro universo de possibilidades.
Uma das mais interessantes é oferecer um jantar adicional para reunir os convidados que decidiram se hospedar no destino da festa antecipadamente. Se você optar por casar na Praia do Rosa, procure por uma opção com estrutura completa em confraternizações, como a do Solar Café & Bar, que pode render uma excelente noite de pizza e drinks como prévia do grande dia.
Agora você já sabe como organizar um jantar de casamento inesquecível. Lembre-se que a combinação de comidas deliciosas, qualidade no serviço e a escolha do formato adequado de servir são os principais pontos que devem ser considerados. Assim, fica mais simples oferecer uma experiência gastronômica incrível que será comentada por muito tempo.
Gostou das informações do artigo? Então nos siga no Instagram e Pinterest para ficar por dentro de outras dicas sobre casamento.