Como escolher um celebrante de casamento significativo para os noivos?
Quem está com o pé no altar conhece a importância de ter um celebrante de casamento significativo. Afinal, se a cerimônia é personalizada, o roteiro deve priorizar o lado moderno ao mesmo tempo que apresenta referências diretas à história de amor do casal.
Saiba que as palavras certas em um momento como esse são capazes de emocionar os convidados ao mostrar a beleza da nova jornada iniciada pelos noivos. Com isso, existe a possibilidade de escolher uma pessoa próxima para ocupar o cargo e realizar cada detalhe como você sempre sonhou.
Gostou da ideia? Vamos mostrar como um amigo ou familiar pode se tornar celebrante de casamento. Acompanhe:
Entenda as diferentes funções
Para acertar em cheio na escolha do celebrante, você precisa primeiro compreender as diferenças entre as funções relacionadas ao casamento. Tenha em mente que o mercado atual é mais prático e se baseia em estilos que fogem do tradicional. Dessa forma, a escolha do responsável por ministrar a cerimônia deve atender as necessidades dos noivos acima de tudo.
As contribuições dos profissionais de modo geral vão desde o momento do “sim” até o auxílio na organização. Essa versatilidade acaba causando algumas confusões que prejudicam o andamento da celebração —pois a pessoa escolhida pode ficar sobrecarregada. Veja, a seguir, detalhes sobre cada cargo:
- celebrante: conduz a cerimônia na oficialização da união. Pode ser um juiz de paz, membro de uma religião (com roteiro pré-definido), ecumênico (religioso sem uma doutrina específica) ou agnóstico sem vínculos religiosos;
- mestre de cerimônia: profissional encarregado de anunciar aos convidados os momentos da festa, como discursos ou abertura da pista de dança;
- apresentador: dentro do mesmo estilo do mestre de cerimônia, o apresentador anuncia o andamento da celebração de maneira personalizada;
- animador: sua função é incentivar que os convidados interajam com a festa por meio de brincadeiras, gincanas ou coreografias.
Saiba como funciona o processo de habilitação
Se o seu sonho envolve uma pessoa querida como celebrante, saiba que o caminho costuma ser bastante simples. A habilitação necessária ao cargo envolve apenas a realização de um curso — que pode ser feito online — para a retirada do certificado. Normalmente, a duração das aulas é de dois meses sem contar o tempo de recebimento dos comprovantes.
O conteúdo mostra as principais técnicas da profissão e como valorizar o momento especial na vida dos noivos. No entanto, é importante levar em consideração que o celebrante está apto a realizar o matrimônio, mas sem validade cívil. Caso esse seja o desejo do casal, o melhor caminho é procurar por um juiz de paz habilitado nas duas funções.
Tenha atenção com a escolha do celebrante de casamento
A escolha da pessoa responsável para realizar o casamento é fundamental no sucesso do grande dia. Por este motivo, pense bem ao avaliar as melhores opções de amigos e familiares que se encaixam no cargo. O grande diferencial está em ir além da afinidade como forma de preencher alguns requisitos essenciais. Conheça os principais!
Ser eloquente
Falar para um grande número de convidados pode ser uma experiência intimidadora. Ainda mais quando se trata de um casamento em que o discurso precisa ser personalizado e criativo para se encaixar na originalidade da proposta. Logo, priorize pessoas com boa dicção, sem escorregões no português e desenvoltura para sair de situações inesperadas caso algum imprevisto aconteça.
Ter intimidade com os noivos
Só quem conhece a história de amor dos noivos compreende o valor sentimental do momento intimista. Pensando nisso, o celebrante deve ser alguém próximo que direcione tudo de acordo com a essência da festa e conheça a personalidade de cada um. Lembre-se que, além disso, ser agradável e sucinto também conta muitos pontos na hora de alcançar um bom ritmo no discurso.
Priorizar organização e pontualidade
Por mais que aquele amigo em comum do casal seja perfeito para celebrar a união, se ele costuma chegar atrasado em todos os compromissos deve ser descartado. Na prática, priorizar a organização e o comprometimento com o cargo é fundamental para não atrapalhar todo o andamento da festa.
Em função disso, o mais indicado é confiar na postura da pessoa escolhida além dos vínculos afetivos. Assim, você evita frustrações, desconforto aos convidados e ainda garante o bom desempenho na realização do curso.
Agora você já sabe como escolher um celebrante de casamento significativo para o casal. O segredo do sucesso é ter uma cerimônia que se encaixe com as preferências dos noivos e seja emocionante na medida certa. Só assim será possível adicionar toques de originalidade sem deixar o romantismo de lado.
Aproveitou as informações deste artigo? Então deixe seu comentário no post e nos conte quem é o celebrante ideal para o seu casamento!
A MAIOR EXPERIÊNCIA!
DESTINATION WEDDING
É AQUI!
Mesmo que você não sinta que está na hora de solicitar um orçamento, não tem data definida e nem pensou no tipo de casamento ou número de convidados, entre em contato para trocarmos uma ideia e você conhecer melhor o nosso espaço e serviços!