Etiqueta de casamento:
Saiba o que fazer
em caso de pais separados
A etiqueta de casamento é uma pauta que deve ser sempre discutida quando os pais dos noivos são separados. De fato, se existe qualquer constrangimento, os convidados conseguem perceber de longe e isso compromete o resultado da cerimônia. Sem contar a possibilidade de desentendimentos no altar.
Tenha em mente que a melhor maneira de evitar problemas é montar o cronograma do cortejo no formato que fique confortável para todos e não forçar nenhum tipo de situação. Só assim será possível personalizar os momentos especiais de acordo com as particularidades de cada família.
Quer saber mais? Vamos mostrar o que fazer na etiqueta de casamento em caso de pais separados. Acompanhe:
Inclua os padastros na cerimônia
Quando o casal tem padastros, eles precisam ser incluídos no cortejo de entrada do casamento de maneira significativa. Muitas noivas, por exemplo, os enxergam como um segundo pai.
Nesse caso, não existem restrições, é possível caminhar até o altar de braços dados com os dois ou apenas com o padrasto se o pai não estiver presente. O seu futuro marido também pode seguir o mesmo protocolo.
Tudo depende, no entanto, do nível de intimidade para que os pais não se sintam magoados. Uma outra alternativa bastante usada é formar um casal de padrinhos ou selecionar como celebrante os padrastros e as madrastas. Assim, fica mais simples seguir as regras tradicionais de entrada sem ninguém ficar de fora. Confira quais são:
- noiva entra de braço dado com o pai;
- mãe da noiva entra de braço dado com o pai do noivo;
- noivo entra de braço dado com a mãe.
Negocie com os pais que não se falam
Uma situação que costuma ser bastante preocupante para os noivos é lidar com as diferenças dos pais. Quando eles não se falam por conta de uma separação complicada, você precisa ter paciência e explicar a importância da ocasião. Isso porque depois que a cerimônia começar, os pais precisam ficar lado a lado no altar.
Na prática, se existir qualquer possibilidade de atrito ou constrangimento em um momento tão esperado, o mais indicado é romper o protocolo e montar soluções alternativas. Mas saiba que esse tipo de impasse costuma ser resolvido com uma boa negociação entre as famílias para que tudo aconteça de maneira educada e madura.
Marque uma conversa para falar sobre a etiqueta de casamento
Ao marcar a data, o casal pode reunir seus familiares próximos para conversar sobre a etiqueta de casamento. Quando se trata de pais separados, mesmo que a relação seja boa, é sempre bom perguntar se todos se sentem confortáveis com o protocolo e como encaixar os padrastos se for necessário.
Outro ponto que merece ser levado em consideração é que o encontro antecipado permite organizar o cortejo detalhadamente. A partir disso, você consegue pensar em soluções práticas e formar novos pares com o intuito de distanciar os pais e os padrastos no altar.
Evite constrangimento nas fotos
O momento das fotos também precisa ser programado com exatidão para evitar constrangimentos e parentes próximos desapontados. Por exemplo, ao fazer a foto oficial com os pais, o padrasto que participou da criação junto com a mãe pode ficar triste se não for convidado para um próximo registro.
Então, monte a sequência das fotos pensando nesse tipo de relação familiar. Um esquecimento pode até passar despercebido aos noivos durante a agitação da festa, porém, se torna motivo de chateação por muito tempo e ainda faz com que pessoas próximas acabem não aproveitando o grande dia.
A etiqueta de casamento quando os pais são separados é um ponto que faz toda a diferença no andamento da cerimônia. Ao levar em consideração a situação dos familiares envolvidos, você garante uma celebração harmoniosa e ainda demonstra respeito em um dos momentos mais emocionantes de sua vida.
Gostou das informações do artigo? Então compartilhe em suas redes sociais para que seus familiares possam pensar sobre o assunto com antecedência.
A MAIOR EXPERIÊNCIA!
DESTINATION WEDDING
É AQUI!
Mesmo que você não sinta que está na hora de solicitar um orçamento, não tem data definida e nem pensou no tipo de casamento ou número de convidados, entre em contato para trocarmos uma ideia e você conhecer melhor o nosso espaço e serviços!