Data de casamento: entenda o que fazer em casos de adiamento

Mudar a data de casamento depois de enviar os convites é uma situação que nenhuma noiva deseja passar. Mas e quando o adiamento se mostra inevitável por conta de acontecimentos inesperados? Saiba que pensar em um plano B enquanto mantém a calma é o primeiro passo para evitar que os preparativos se percam. 

Seja por motivos de saúde, falecimentos ou até pandemias, o foco do casal deve permanecer em encontrar soluções criativas sem deixar que os problemas atrapalhem o sonho do grande dia. Afinal, o amor merece ser celebrado como uma forma de garantir que a esperança fique sempre em alta. 

Quer saber mais? Vamos tirar todas as suas dúvidas sobre como adiar a data de casamento e contornar os contratempos. Acompanhe:

data de casamento

Quando é preciso adiar o casamento?

Existem algumas situações em que a cerimônia precisa ser adiada e o desafio é encontrar a melhor forma de reorganizar o planejamento. Mesmo com a ansiedade de todos os envolvidos, torna-se necessário compreender que os imprevistos fogem do nosso controle e o máximo que podemos fazer é tomar decisões inteligentes. 

O adiamento acontece, especialmente, diante do falecimento de um familiar próximo, da necessidade de cirurgias urgentes e em pandemias com alto risco de contágio. Claro que, por mais que os noivos lidem bem com as mudanças, sempre existe o sentimento de frustração que pode ser amenizado ao trabalhar na criação dos novos preparativos. 

Como resolver as taxas ao mudar a data de casamento?

A primeira preocupação quando se trata de adiar a festa é o pagamento de taxas. Esse ponto merece bastante atenção, já que os fornecedores se prepararam para a data escolhida e deixaram de marcar outros trabalhos com o intuito de cumprir o combinado. 

Sendo assim, lembre-se que cada caso é um caso e eles, certamente, compreendem a tristeza envolvida em adiar o seu sonho. Porém, o que vale na prática é o que estava descrito inicialmente no contrato assinado. Algumas empresas são mais flexíveis enquanto outras cobram taxas altas.

O mais importante é que você tente explicar o que aconteceu e negocie o máximo possível para que nenhuma das partes saia no prejuízo. Se a nova data já estiver definida, as conversas costumam ser mais fáceis, mas pode ser preciso substituir os serviços pela colisão com outros agendamentos.

Pode fazer um comunicado formal?

Tenha em mente que não existe um formato correto de comunicar o adiamento aos convidados. Para acertar na escolha, é preciso levar em consideração o perfil dos amigos e familiares, o prazo para que interrompam a programação e um meio de comunicação democrático com acesso rápido. 

Como as pessoas obviamente vão ficar curiosas, tente ser o mais clara possível sobre os motivos que ocasionaram a mudança. No entanto, se for uma situação de cunho particular, diga que os noivos contam com a compreensão e o respeito de todos e que em breve anunciam a nova data.

Também vale ter atenção especial com as pessoas próximas que estão mais ansiosas e cheias de planos. Se possível, marque um encontro e faça o comunicado olho no olho com a intenção de oferecer os direcionamentos necessários antes de iniciar os próximos preparativos. 

Site do casamento

Quem tem uma lista de convidados extensa, pode usar o site do casamento para publicar o comunicado. Na prática, a plataforma funciona exatamente como uma maneira de trazer atualizações sobre os noivos e todos costumam consultá-la antes da cerimônia. Sem contar que é de bom tom para evitar ruídos na comunicação. 

Assim que definir a nova data mande um novo save the date digital. Esse alerta garante a organização e traz a impressão de que tudo está sob controle. Agora, em casos em que não é possível ter previsões, como durante uma pandemia, avise apenas que as decisões serão informadas pela mesma plataforma no tempo certo. 

Quais são as prioridades depois da decisão?

Mesmo que a cabeça da noiva esteja um turbilhão, se torna indispensável colocar os pés no chão e definir as próximas etapas. Dessa forma, é mais fácil compreender que o sonho foi apenas adiado e vai acontecer de maneira emocionante quando o grande dia chegar. 

Ainda que não exista uma nova data de casamento, lembre-se que alguns serviços podem ficar de fora por conta da mudança estrutural. Por exemplo, em uma cerimônia inicialmente realizada no inverno que foi remanejada para o verão, o uso de aquecedores ou tendas se transforma em algo sem sentido. 

Então, converse primeiro com os serviços considerados essenciais. Dentro desta lista ficam os fornecedores sem os quais a festa não acontece, como buffet, espaço da cerimônia, organizadores, celebrante, floristas e decoradores. Ao conseguir boas datas com eles, a tarefa de ajustar as outras empresas na agenda se torna simples. 

Ajuda dos organizadores

Ao escolher um local para realizar o casamento que tenha experiência no assunto, você pode contar com suporte também para as decisões difíceis como o adiamento da data. O melhor caminho é manter uma comunicação aberta com os profissionais responsáveis pela organização desde o primeiro momento. 

Diante de situações anteriores com outros clientes, eles possuem soluções estratégicas para que os noivos consigam enxergar todas as possibilidades em qualquer cenário. Além disso, a equipe ainda pode ajudar a entrar em contato com os fornecedores quando necessário, agendar novas datas, revisar contratos e fazer indicações de prestadores. 

Outra forma interessante de ser orientada pelos assessores é pedir modelos de mensagens usadas para comunicar esse tipo de mudança. Apesar dos motivos pontuais de cada um, existem dicas preciosas de como não preocupar os amigos e familiares com textos muito pesados ou no tom errado. 

data de casamento

Mudar a data de casamento não é nada fácil independentemente do motivo. Porém, essa decisão pode ser apenas uma questão pontual sem interferir na experiência da cerimônia desde que o planejamento seja seguido. Só assim, ao tomar boas decisões e contar com uma estrutura adequada, você consegue fugir dos prejuízos. 

Gostou das informações do artigo? Então compartilhe em suas redes sociais para que seus amigos e outras noivinhas também fique por dentro do assunto.

A MAIOR EXPERIÊNCIA!
DESTINATION WEDDING
É AQUI!

Mesmo que você não sinta que está na hora de solicitar um orçamento, não tem data definida e nem pensou no tipo de casamento ou número de convidados, entre em contato para trocarmos uma ideia e você conhecer melhor o nosso espaço e serviços!