Faça menções no convite
Quando se trata do falecimento de um dos pais dos noivos, mencionar a pessoa que se foi no convite representa uma emocionante homenagem. O melhor caminho é incluir o “in memoriam” correspondente na mensagem em que a família convida para a união de seus filhos logo no início do texto antes de apresentar data, hora e local.
Outra sugestão muito bacana é fazer isso como surpresa ao seu futuro marido. Por exemplo, se ele perdeu alguém querido, essa menção criativa ajuda a amenizar a saudade e demonstrar que compreende seu luto. Com certeza, vai ser significativo diante de todos os convidados que conheciam o homenageado.
Marque um assento especial como homenagem de casamento
A experiência do luto na cerimônia de casamento pode ser representada também com a marcação de um lugar simbólico para o ente querido. Essa homenagem mostra claramente seu papel de importância na família e como nenhuma outra pessoa consegue substituí-lo.
O melhor caminho, nesse caso, envolve escolher uma foto no porta-retrato, uma placa com nome ou uma peça representativa, como uma gravata, para colocar no assento que seria de um convidado. Assim, além de reservar o lugar, você ainda consegue homenagear de maneira impactante e ao mesmo tempo discreta.
Adicione plaquinhas no cortejo de entrada
O cortejo de entrada é um excelente momento para fazer a homenagem de casamento aos entes queridos. Aqui vale relembrar desde um parente próximo até amigos que fizeram parte da história do relacionamento do casal. As plaquinhas de entrada, normalmente conduzidas pelos pajens, podem trazer uma mensagem citando o nome da pessoa e uma frase que revele como ela nunca será esquecida.
No entanto, também é muito importante ter cuidado especial para não tirar o foco do início da cerimônia. Lembre-se de que é necessário encaixar a homenagem dentro do contexto para que a lembrança seja simbólica e bonita sem deixar os convidados tristes em um dia de festa tão esperado.
Dedique uma música na festa
Apesar do clima de felicidade que domina as festas de casamento, você pode criar o momento perfeito para homenagear. Em função disso, ao montar o cronograma da comemoração, reserve uma etapa para relembrar ao microfone sobre o ente querido que partiu cedo demais.
Fale sobre histórias que compartilharam juntos, situações engraçadas e o quanto a celebração seria melhor se ele estivesse presente. Assim, mesmo que seja uma ausência sentida, incluir o pedido de uma música em homenagem reforça a intenção de sentir saudades sem deixar a tristeza falar mais alto.