Encontrar o melhor horário para casar ao ar livre é um ponto fundamental no sucesso do evento. De fato, imagine só organizar todo o casamento para dizer o “sim” ao pôr do sol, mas acontece uma série de imprevistos e a cerimônia começa apenas quando o céu já está praticamente escuro.
Seria uma frustração e tanto, não é mesmo? É exatamente por isso que o horário deve ser pensado estrategicamente com foco em trazer mais tranquilidade aos noivos no momento de tirar os sonhos do papel e proporcionar uma experiência inesquecível aos convidados.
Quer saber mais? Vamos mostrar neste artigo quais fatores devem ser considerados na escolha do melhor horário para casar ao ar livre. Acompanhe:
Entenda os diferenciais de casar ao pôr do sol
O final de tarde traz uma sensação única para os casamentos ao ar livre. Quando a cerimônia é feita na praia, então, tudo ganha ainda mais vida dentro desta proposta e os noivos podem aproveitar as belezas naturais como forma de valorizar os detalhes presentes na decoração.
Por começar em torno de 16h30, este tipo de celebração traz a possibilidade de realizar ajustes finais sem correria e a redução de chances de atrasos entre os convidados. Mas a cereja do bolo fica mesmo por conta da atmosfera inesquecível do cenário na hora do “sim” com o mar e o pôr do sol ao fundo.
Veja as vantagens da cerimônia ao nascer do sol
Uma das tendências mais procuradas por celebridades atualmente é o casamento ao nascer do sol. Como acontece nas primeiras horas da manhã, a atmosfera da celebração esbanja romantismo e parece que todos estão dentro de um filme por conta das belezas do cenário.
Vale destacar que a troca de alianças na alvorada é uma excelente aposta, principalmente no verão, quando as temperaturas estão muito altas ao longo do dia no litoral e são amenas ao amanhecer.
Outro ponto é que os convidados e os noivos precisam acordar muito cedo neste caso. Então, a recepção deve ser caprichada dentro das possibilidades de buffet que combinam com o formato, como brunch, café da manhã colonial ou até mesmo a junção de vários estilos.
Calcule bem o melhor horário para casar ao ar livre
Uma estratégia muito usada na intenção de evitar imprevistos é colocar o horário de chegada dos convidados 30 minutos antes do início da cerimônia. Diante disso, fica mais simples garantir que todos se acomodem antes da entrada da noiva e reduz os riscos de perder o momento exato do nascer do sol ou do pôr do sol.
No caso do cerimonial ao amanhecer, a logística para chegar até o destino tende a ser mais trabalhosa. Por este motivo, busque por um local que realize o casamento e também tenha a disponibilidade de hospedar os amigos e familiares de maneira confortável com a opção de chegarem no dia anterior.
Estude as características de cada época do ano
Para quem vai casar logo cedo ou no final de tarde, é muito importante acompanhar as características de cada estação do ano ao escolher o melhor horário. Afinal, o pôr e o nascer do sol costumam variar bastante ao longo do ano.
No inverno, por exemplo, demora mais para amanhecer e em algumas regiões também escurece mais cedo. O mais recomendado, neste caso, é começar a cerimônia até às 15h30 para que não tenha nenhum risco de perder o pôr do sol.
Agora ficou claro como escolher o melhor horário para casar ao ar livre sem imprevistos. Não se esqueça de que cada região possui características específicas sobre o clima ao ar livre. Dessa forma, se mostra indispensável colher informações valiosas com os responsáveis pela organização para tomar este tipo de decisão com confiança.
Gostou das informações do artigo? Então aproveite e leia também sobre como acertar nas escolhas do casamento realizado de manhã.