O casamento folk é o mais indicado para quem deseja fugir do tradicional sem perder o romantismo. Muito famoso nos Estados Unidos, este tipo de celebração caiu no gosto dos noivos brasileiros nos últimos anos por conta da proposta descontraída e cheia de personalidade.
Na prática, o conceito folk é inspirado em uma variedade de gêneros musicais que surgiram em meados do século XX e reúnem elementos modernos longe da urbanização e próximos do ruralismo. Tudo isso com uma decoração simples, proposta rústica em contato com a natureza e muita delicadeza.
Quer saber mais? Vamos mostrar neste artigo como fazer um casamento folk original e emocionante. Acompanhe!
Entenda como funciona a paleta de cores
O casamento no estilo folk prioriza o contato com a natureza em uma temática rústica e ao mesmo tempo delicada. De modo geral, costuma funcionar muito bem ao ar livre com uma vista exuberante e uma proposta romântica. A paleta de cores, aqui, deve ser pensada para misturar diversas tonalidades, texturas e estampas.
Tudo precisa ter uma vibe de fazenda em que os elementos naturais se sobrepõem. Por isso, aposte em tons terrosos, verde musgo, mostarda, laranja e marrom que se encaixam muito bem com as madeiras que predominam no mobiliário e criam uma identidade visual bastante aconchegante.
Monte uma decoração com elementos DIY
E por falar em mobiliário, a decoração deste tipo de casamento é muito charmosa e reflete a personalidade dos noivos com leveza na medida certa. O conceito principal é o posicionamento estratégico de elementos DIY que são representados por tapetes, peças rústicas, tecidos bordados e filtros dos sonhos.
Além disso, fica muito interessante adicionar flores coloridas, macramês (fios trançados à mão), almofadas, tendas, galhos, gaiolas, folhagens e até mesmo violões decorativos. O ideal para as flores, neste caso, é escolher as mais simples e orgânicas com foco em conseguir um bom contraste com o peso trazido pela predominância da madeira.
Combine estampas diferentes no casamento folk
O estilo folk se baseia nos povos indígenas, ciganos e conta com muitas referências de shows de rock dos anos 60 e 70. Por este motivo, a criatividade é a sua principal aliada quando se trata de criar algo personalizado.
Uma boa sugestão, aqui, é fazer combinações mais ousadas com estampas diferentes na decoração, principalmente nas almofadas, tendas e em torno do altar. Vale também adicionar tecidos considerados mais pesados, como veludos, camurça e jacquard.
Escolha looks cheios de personalidade para os noivos
O look dos noivos no casamento folk é uma atração à parte. Isso porque normalmente eles costumam ficar parecidos com duas estrelas da música de tão estilosos. O vestido da noiva pode ter fluidez, um corte mais leve, sobreposição de tecidos combinados, tule nas mangas e detalhes em renda.
O branco é opcional e as mais modernas conseguem transitar entre a paleta de tons claros e optar por um traje bege, rosado, caramelo ou cinza. Franjas também são uma ótima pedida para transformar o look dentro da proposta da cerimônia. Já nos cabelos, tranças, penteados semi-presos, cachos, flores e chapéus realçam a proposta.
Para os homens, o look também ganha uma pegada mais moderna com suspensórios, ternos em tecidos descontraídos, tons terrosos, botas, chapéus e gravata borboleta. Com foco em conforto e descontração, é interessante até mesmo caprichar na escolha de uma camisa e usá-la sem paletó.
Apostar no casamento folk é certeza de ter uma festa única, cheia de estilo e inesquecível. Para potencializar toda esta atmosfera romântica e criar o cenário ideal, escolha fazer a cerimônia em uma praia com cenário paradisíaco, como a Praia do Rosa, que reúne natureza exuberante e o clima perfeito ao ar livre.
Gostou da ideia de casar na praia? Então aproveite e confira agora mesmo lugares para casar na Praia do Rosa.