O casamento metaverso é um formato bastante curioso de trocar as alianças que chegou ao mercado junto com diversas tendências. Não é de hoje que a tecnologia se transformou em uma importante aliada para trazer ao grande dia mais praticidade, estilo e originalidade.
No entanto, quando se trata de uma versão da cerimônia imersa no mundo virtual, as possibilidades vão além e você pode usá-las como inspiração na hora criar uma experiência personalizada. Tudo isso, com uma combinação entre o casamento físico e os elementos digitais que fazem a diferença.
Quer saber mais? Vamos mostrar como funciona o casamento no metaverso e formas de usar tecnologia em sua cerimônia. Acompanhe!
Entenda o metaverso
Antes de mais nada, vamos falar sobre como funciona o metaverso para que você possa entender como ele se encaixa na proposta de uma festa de casamento. De modo geral, o metaverso representa um universo virtual que reproduz situações reais por meio de tecnologias, como a realidade aumentada e a realidade virtual.
Isso permite que os usuários criem avatares com suas características, interajam com outras pessoas, joguem, comprem itens virtuais, testem produtos, façam festas, entre outros. O objetivo, aqui, é não apenas visualizar o conteúdo, mas fazer parte dele em uma experiência imersiva.
Veja como foi o primeiro casamento metaverso no Brasil
Os casamentos no metaverso já são uma realidade, inclusive, entre os casais brasileiros. A primeira cerimônia realizada no país ocorreu em março de 2022 e teve como celebrante o professor e historiador Leandro Karnal. Os noivos foram a analista de tecnologia, Rita Wu, e André Mertens, que trabalha com experiências digitais.
Pouco tempo depois de anunciado, o assunto já tinha viralizado e despertou muita curiosidade entre os internautas, alguns até entraram como penetras e lotaram a pista de dança. O diferencial deste casamento foi a ambientação da cerimônia realizada em local baseado no blockchain (tecnologia responsável por agrupar informações que são conectadas por meio de criptografia e, assim, realizar transações e várias outras operações com segurança).
Com isso, se tornou possível assinar um contrato digital e validar legalmente a união sem a necessidade de uma versão física do documento. O local do “sim” combinou elementos de uma igreja australiana com as características da catedral da Sé, em São Paulo, o que tornou os detalhes ainda mais personalizados.
Inclua elementos tecnológicos na cerimônia
Se você é uma noiva moderna que deseja surpreender os convidados e trazer ideias tecnológicas, saiba que existem inúmeras possibilidades. O melhor caminho é combinar os dois mundos e contar com recursos digitais na cerimônia física para tornar a união ainda mais significativa.
Entre as principais tendências está incluir cabines fotográficas e totens com informações, drones para as filmagens, projeções mapeadas e convites com tela LED. Em um casamento na praia, por exemplo, o contraponto entre a atmosfera high-tech e o clima de conexão com a natureza se transforma em algo bastante original.
Oferecer uma coleção de lembrancinhas aos convidados em NFT ou até mesmo trocar uma aliança no formato pode fazer com que sua festa seja a mais comentada do ano. Esta sigla significa non-fungible token ou token não-fungível. É um ativo digital, criado a partir de uma tecnologia em blockchain, que funciona como autenticação de um símbolo eletrônico e garante que ele seja único, perpétuo e imutável.
Conecte os convidados
A tecnologia é ainda uma importante aliada quando se trata de aproximar pessoas. Em uma cerimônia realizada em um destino paradisíaco, alguns convidados podem não conseguir comparecer. Seja por morar muito distante, problemas de saúde ou falta de agenda, a melhor solução é apostar em uma transmissão ao vivo por streaming e conectar amigos e familiares em diferentes partes do mundo.
Para isso, você deve usar plataformas de chat ao vivo, designar uma pessoa que fique responsável pelo gerenciamento da transmissão, contar com um bom celular, tablet, notebook ou câmera GoPro com microfone. Como resultado, além de tornar o momento muito mais emocionante, ainda é possível gravar as imagens e ter este registro adicional do grande dia.
O casamento no metaverso já é uma realidade e a tecnologia trouxe diversas tendências que podem aprimorar a forma como as celebrações são realizadas. Para fugir do comum e ter uma festa cheia de originalidade, busque por um local com estrutura completa, conexão Wi-Fi e uma equipe experiente no assunto capaz de agregar ainda mais ideias interessantes à organização.
Gostou da ideia de uma celebração tecnológica e diferente? Então nos siga no Instagram e no Pinterest para ficar por dentro de outras novidades exclusivas.