Se você deseja casar na praia mas não sabe por onde começar, trace estratégias que realmente vão fazer com que o seu sonho se realize. Para isso, é preciso entender como este tipo de cerimônia funciona e qual é o passo a passo da organização.
O melhor caminho consiste em identificar as possibilidades disponíveis com o objetivo de criar um formato de celebração alinhado ao estilo do casal e ao orçamento. Na prática, não existe mistério, tudo depende de tirar as ideias do papel com antecedência e contar com o suporte de um time que conheça bem a região.
Ficou interessada? Vamos falar neste artigo o que é preciso para ter um casamento na praia inesquecível. Acompanhe:
O primeiro passo para casar na praia é escolher o destino que mais se encaixa nas suas expectativas. Isso porque, além de ter belezas naturais incríveis e conexão com a natureza, se torna necessário pensar na logística envolvida.
Por exemplo, se é um local rústico, de difícil acesso para fornecedores, pode ficar mais complicado ter uma decoração diferenciada ou um buffet completo. Outro ponto que entra no topo das pesquisas é o caminho que os convidados precisam percorrer para chegar até o endereço do convite.
Mesmo que a festa aconteça longe de sua cidade, é indispensável que tenham opções descomplicadas de trajetos e uma estrutura bem elaborada na hora de recebê-los. A melhor escolha, neste caso, envolve buscar por uma praia com histórico positivo na realização de casamentos e que consiga oferecer uma hospedagem confortável.
Quando você idealiza o casamento no litoral, qual a proposta de festa é sua prioridade? Apesar do receio de algumas pessoas, por mais elaborada que possa ser, não existe a chance da cerimônia perder em estrutura pelo simples fato de acontecer na praia. Tudo pode ser adaptado e a organização conta com uma extensa lista de fornecedores muito competentes para criar os desejos dos noivos.
Nesta etapa que envolve a escolha do estilo da celebração, o foco deve estar em questões organizacionais, como a quantidade de convidados, o horário, a proposta da festa e o orçamento disponível. Para te ajudar a ter uma perspectiva mais ampla, vamos mostrar a seguir os principais formatos de casamento que são tendências em cerimônias na praia:
Como o próprio nome diz, o casamento simples prioriza a experiência dos noivos longe dos protocolos e de um jeito completamente personalizado. Isso não quer dizer que o conceito de simplicidade esteja relacionado ao quanto de dinheiro será gasto. Não é nada disso!
A questão, em uma situação como essa, é organizar um evento intimista, emocionante e divertido na medida para os convidados. Além disso, esta proposta se baseia na conexão com a natureza e nos valores dos noivos para criar algo cheio de originalidade.
O casamento clássico tem tudo a ver com o sonho de casar como uma princesa com toda pompa e circunstância. Isso envolve, é claro, uma série de protocolos e uma estrutura caprichada dentro do que é necessário para fazer o evento acontecer.
Esta temática pode tranquilamente ser colocada em prática no litoral, mas exige uma organização rígida e criteriosa. O mais importante é que a decoração não entre em conflito com os cenários naturais no local escolhido e a elegância da temática apareça na medida certa.
Você sabe o que é um Mini Wedding? Cada vez mais em alta nos casamentos realizados na praia, este formato traz uma cerimônia intimista e personalizada. De modo geral, é uma celebração que pode receber entre 50 e 100 convidados e costuma acontecer ao ar livre ou em ambientes aconchegantes.
Um dos pontos que fez com que o Mini Wedding entrasse como tendência no mercado de noivas é a praticidade da organização. Por conta da quantidade limitada de convidados, as etapas necessárias para tirar as ideias do papel se apresentam de forma mais objetiva e prática, mesmo que o casal precise fazer tudo à distância.
Agora, quando o assunto é praticidade, nada supera o Elopement Wedding. A cerimônia é a chance perfeita de se conectar com a natureza e com o seu grande amor sem nenhum tipo de interferência, já que a realização acontece apenas com a presença dos noivos e do celebrante.
O Destination Wedding se transformou em uma das opções mais procuradas para casamento na praia em destinos paradisíacos. Afinal, é a oportunidade de fazer a cerimônia durante uma viagem com amigos e familiares em um lugar que tenha um significado especial.
Esta opção precisa ser organizada detalhadamente e com o máximo de antecedência para que os convidados consigam comparecer. Mas ao alinhar tudo corretamente, a parte mais divertida fica por conta de prolongar os dias de festa e ter uma comemoração de várias etapas.
Boa parte do sucesso do casamento na praia se dá pela escolha do local em que acontecerá a cerimônia. Não importa qual seja o formato que mais te agrada, sem o espaço ideal, fica muito complicado gerenciar as etapas de organização e tomar as decisões técnicas com os fornecedores.
Por este motivo, procure uma opção de cenário que realmente te emocione, mas não se esqueça de verificar todas as adaptações possíveis dos ambientes. Isso porque é preciso ter um plano B em caso de chuvas ou até mesmo construir o seu cronograma com versatilidade em uma cerimônia pé na areia e recepção em espaço coberto.
Muitas coisas são decisivas em um casamento ao ar livre na praia. Dessa forma, lembre-se de que os preparativos envolvem escolhas que podem exigir mais tempo e dedicação além do que foi calculado em um primeiro momento.
Normalmente, a recomendação é que os noivos comecem a organização com, no mínimo, um ano de antecedência. Mas como se trata de uma cerimônia planejada à distância na maioria dos casos, o prazo pode variar bastante de acordo com o tipo de festa escolhida
Além da escolha de um local com estrutura completa para realizar a cerimônia, o passo a passo da organização deve ser conduzido por uma equipe que tenha experiência no assunto. O ideal é que estes profissionais entendam 100% a proposta do grande dia e atuem como os olhos do casal no destino.
Em função disso, estabeleça um relacionamento de confiança para tirar todas as dúvidas antecipadamente e passar pela experiência da maneira mais tranquila possível. Sem contar que este tipo de suporte serve ainda como direcionador das informações que os seus convidados precisam enquanto alinham o deslocamento.
Agora ficou claro por onde começar a preparação para casar na praia. Vale destacar que se trata de um formato bastante democrático que se encaixa com diferentes preferências e orçamentos disponíveis. Tudo, aqui, pode ser adaptado desde que você acerte em cheio na escolha do espaço e tenha uma equipe que saiba o que está fazendo.
Quer saber mais sobre o assunto? Então confira o nosso artigo “Quanto custa casar na praia?” e monte o seu planejamento.
Mesmo que você não sinta que está na hora de solicitar um orçamento, não tem data definida e nem pensou no tipo de casamento ou número de convidados, entre em contato para trocarmos uma ideia e você conhecer melhor o nosso espaço e serviços!