Iluminação de casamento: 5 dicas para acertar em cheio na escolha

Para que a decoração tenha o efeito visual desejado, é preciso que a iluminação de casamento seja muito bem pensada. Especialmente em celebrações ao ar livre, como em festas na praia, os efeitos de cada tipo de lâmpada devem ser levados em consideração na hora de construir a atmosfera do cenário. 

Isso porque a maneira como as luzes são dispostas ao longo do evento indica aos convidados se o momento é mais intimista, como no emocionante brinde dos noivos, ou mais animado para ferver na pista de dança até o dia clarear. Quer saber mais? Preparamos os tópicos a seguir com 5 dicas indispensáveis neste tipo de escolha. 

Acompanhe:

1. Conheça os efeitos de cada tipo de lâmpada

A iluminação de casamento é muito importante não só para que todos consigam enxergar os detalhes da decoração e se desloquem com segurança, mas também porque cada tipo de lâmpada cria um efeito diferente — principalmente em lugares ao ar livre, como em uma celebração na praia, em que os resultados tendem a variar conforme o contraste com a iluminação natural.

Por isso, se torna indispensável entender as especificações dos tipos de lâmpadas disponíveis. As luzes brancas, por exemplo, se encaixam melhor em áreas que demandam foco dos convidados. Já as amarelas, devem ser inseridas em espaços com toques de intimismo e aconchego, como a mesa do jantar. 

2. Dívida a iluminação conforme as funções

Os convidados sentem a atmosfera da celebração conforme a iluminação escolhida. Então, é indispensável usá-la de maneira estratégica em diferentes momentos da festa. Tudo deve ser pensado conforme o cronograma para criar uma experiência divertida e emocionante que revela a chegada do brinde, o corte do bolo, a abertura da pista de dança, entre outros. 

Basicamente, a iluminação de casamento se divide entre cênica, responsável por influenciar diretamente a animação do lugar, a específica da pista de dança, que merece uma programação conforme a temática da festa, e a decorativa do casamento, com o objetivo de clarear, iluminar e deixar o local mais bonito.

3. Use velas intimistas na iluminação de casamento

Mas no caso do casamento na praia, a iluminação decorativa ganha funções muito mais charmosas do que apenas o básico. Se a celebração pretende ter um caráter intimista, por exemplo, as velas estrategicamente posicionadas com cores neutras fornecem uma iluminação bonita, romântica e versátil. 

Para quem quer combiná-las com a decoração, adicionar textura nas velas é um truque que agrega toques de elegância. Isso pode ser feito a partir da inclusão das velas em recipientes transparentes com flores desidratadas. Escolha opções da cartela de cores da decoração, porém, tome cuidado com excessos no momento em que estiverem acesas.

4. Considere os varais de luzes

Outra dica que fica muito legal em um casamento praiano é o varal de luzes. Afinal, se trata de um recurso de iluminação cheio de originalidade, criativo e que permite uma série de personalizações. Combina especialmente com decorações voltadas para o estilo boho, vintage ou rústico, mas pode ser adaptado em qualquer tipo de temática. 

Em espaços de casamentos que oferecem dois ambientes aos convidados, como o altar “pé na areia” e um salão com cobertura, aposte nos varais tanto ao ar livre quanto na parte interna. Mas é muito importante verificar antecipadamente se o tamanho dos cordões dos varais serão suficientes para iluminar toda a área ao cair da noite

5. Combine a iluminação com a temática da cerimônia

Para acertar em cheio na iluminação do casamento, além de pensar na questão estrutural, também é essencial que tudo esteja encaixado com a temática da festa. De fato, quando algo chama atenção demais, está certamente fora do tom e se torna exagerado. 

Imagine só uma cerimônia durante o dia, de clima mais intimista, paleta de cores suaves e a iluminação desproporcional ao ponto de incomodar os olhos ao ar livre. Muito descontável, concorda? Então, lembre-se que funcionalidade e beleza são critérios inegociáveis aqui. 

Agora você já conhece a importância da iluminação de casamento e como montar uma atmosfera especial em cerimônias ao ar livre. O grande segredo é ir além da questão funcional da iluminação e trazer elementos visuais que façam com que ela se torne também uma parte importante da decoração e da animação da festa. 

Gostou das informações do artigo? Então aproveite e leia tudo o que você precisa saber para ter o casamento na praia dos seus sonhos.

———————————————–

A MAIOR EXPERIÊNCIA!
DESTINATION WEDDING
É AQUI!

Mesmo que você não sinta que está na hora de solicitar um orçamento, não tem data definida e nem pensou no tipo de casamento ou número de convidados, entre em contato para trocarmos uma ideia e você conhecer melhor o nosso espaço e serviços!

 

Poítica de Privacidade😍