Afinal, como fazer a lista de convidados do casamento na praia?
A lista de convidados geralmente é o primeiro passo da organização de um casamento. Afinal, é a partir dela que são feitos orçamentos de buffet, locação de serviços diversos, definição do local da cerimônia, entre outros. É por isso que essa é uma etapa da festa na praia que deve ser pensada com todo o cuidado.
Há quem queira celebrar esse marco apenas com os mais íntimos. Outros preferem uma recepção volumosa para 200 ou até 300 pessoas. Não existe certo ou errado, desde que você e seu noivo concordem com o número final. Porém, tenha a certeza de que em ambas as situações é preciso riscar alguns nomes da lista, o que não é nada fácil.
Criamos um pequeno roteiro para ajudar na escolha. Confira a seguir e entenda como fazer uma lista de convidados sem crise.
Defina o tipo de casamento
A cerimônia na praia permite diversos formatos, desde um casamento tradicional, repleto de convidados, até uma celebração reservada. Por isso, a escolha da temática deve ser a primeira decisão. A partir dela, você já consegue ter uma ideia do custo do buffet, dos recursos que devem ser contratados e para quantas pessoas o casal consegue proporcionar a festa.
Selecione primeiro qual a preferência de cada um: o desejo é trocar votos a dois e aproveitar a maior parte do orçamento para curtir a lua de mel ou investir em uma super comemoração? Conforme as respostas, fica mais simples saber se o essencial é um elopement wedding ou ter muitos amigos e familiares por perto.
Reserve quem não pode faltar na lista de convidados
Existem aqueles familiares e amigos que são indispensáveis, seja por terem uma forte ligação emocional ou acompanharem etapas importantes do relacionamento. Contudo, outros podem perfeitamente ficar de fora desse momento, como:
- parentes distantes;
- amigos virtuais ou vistos raramente;
- amigos de familiares;
- colegas de trabalho e chefes;
- vizinhos.
Tirando os semi-conhecidos da lista, fica mais fácil perceber quem realmente faz sentido convidar. Para facilitar o processo, monte uma planilha com o nome dessas pessoas. Outra dica é não perguntar aos seus pais ou a outros familiares quem deve ser convidado. Lembre-se que essa decisão é completamente do casal.
Calcule um percentual de presença
Definir a porcentagem de pessoas que cada um pode convidar torna a definição mais justa e evita conflitos. Assim, seu noivo tem liberdade para chamar aquela tia que você não gosta tanto, mas que para ele é muito importante. O mesmo vale para aquela sua madrinha inseparável, desde que esteja dentro do seu percentual de convidados.
Quando os pais dos noivos ajudam com as despesas da festa é interessante reservar uma cota de convidados para eles, nada mais justo. Um número entre 10 e 15% do total se torna suficiente para não gerar chateações em família.
Considere quem estará realmente disponível
Por ser realizado na praia, muitos convidados podem não ter disponibilidade para viajar na data escolhida por falta de tempo ou qualquer outro problema. Assim, acaba não fazendo muito sentido selecionar quem você já sabe que tem altas chances de não comparecer.
Realize uma sondagem sutil entre amigos e familiares e veja as pessoas que realmente topam participar desse momento especial. Assim, fica mais simples ter maior segurança sobre os gastos, antes mesmo do envio do save the date e da confirmação de presença (RSVP).
Casar na praia é o sonho de muitos noivos. A viabilidade da festa, nesse caso, passa pelo equilíbrio entre razão e emoção na escolha da lista de convidados que vai desde os indispensáveis até os amigos que não perdem uma aventura. Para reforçar ainda mais esse sentimento, uma boa dica é aproveitar a oportunidade e celebrar em um destination wedding cercado por pessoas queridas.
Juntar casamento com viagem tem tudo a ver com cerimônia na praia. Se interessou pela ideia? Então leia também sobre a tendência do destination wedding!
A MAIOR EXPERIÊNCIA!
DESTINATION WEDDING
É AQUI!
Mesmo que você não sinta que está na hora de solicitar um orçamento, não tem data definida e nem pensou no tipo de casamento ou número de convidados, entre em contato para trocarmos uma ideia e você conhecer melhor o nosso espaço e serviços!