Natália Eifler

Decoração de Casamento

20 perguntas que você deve fazer ao decorador de casamento

O estilo do meu trabalho é buscar sempre uma conexão com a natureza, com o contexto do lugar onde vai acontecer o evento e principalmente, com a história e personalidade dos noivos, resultando em uma decoração personalizada e afetiva! A festa tem que refletir a essência dos noivos, e os convidados precisam sentir-se acolhidos e parte desse ambiente!

A decoração é a tradução dos sonhos…Entre todos os serviços envolvidos em um casamento, é o que mais aparece aos olhos, é o que se vê, é o que se sente e faz a gente vibrar e se emocionar. Jamais farei algo que não acredito ou que me faça sentir de alguma forma desconfortável, por dinheiro ou para agradar o cliente. Busco sempre desenvolver os desejos e sonhos dos meus clientes dentro do que acho que é coerente, seguro, e que trará um resultado bacana e satisfatório. O processo do projeto de decoração é uma troca, na maioria das vezes os clientes não sabem ao certo o que querem ou como querem e aí entra o meu papel profissional de apresentá-los às possibilidades, conduzí-los para as decisões até sentirem-se seguros e felizes. Outras vezes já estão decididos, só precisam alinhar alguns pontos para irmos ajustando conforme as condicionantes financeiras, técnicas, funcionais, dos demais serviços e do lugar.

A cor tem que ser do gosto dos noivos. A partir dessa escolha, definimos o que chamamos de paleta de cores, que nada mais é do que uma cartela com a cor ou as cores escolhidas e suas variações e possíveis combinações cromáticas. Posteriormente, essa paleta vai nortear todas as escolhas e decisões dentro do projeto, refletindo nas peças decorativas, nas mobílias e em todos os arranjos florais.

As possibilidades de tipos de flores são muitas, é preciso avaliar a disponibilidade com o fornecedor, valores e estação (nem todos os tipos estão disponíveis durante o ano inteiro). A escolha das flores é feita na etapa do projeto floral, onde é pensado quais tipos, espécies, texturas, formas, cores e tonalidades, se quer compor, para criar arranjos florais harmonizados entre si e dentro da proposta que está sendo trabalhada.

Muitas flores e a maioria das folhagens são possíveis de serem fornecidas durante o ano inteiro, porém algumas só florescem ou estão bonitas em determinados meses. Essa análise é feita também na etapa do projeto floral, onde são definidas todas as composições e tipos de flores e verdes.

Os quantitativos de arranjos, são determinados após a definição do layout de mobiliário. Ou seja, primeiro se define que tipo de disposição teremos em termos de móveis e ambientes, para depois definirmos o que se quer em termos de efeito visual de arranjos florais. Definido isso, é analisado os diferentes tamanhos e volumes de arranjos em cada setor da festa e consequentemente, suas respectivas quantidades de flores e verdes.

As flores são entregues pelo fornecedor, no dia da montagem do evento, diretamente no local onde serão executados os arranjos (sala de montagem). Ao recebê-las, são preparadas e armazenadas adequadamente.

Todas as peças/móveis/objetos decorativos são definidos e escolhidos no processo de projeto, é apresentado um orçamento das mesmas e tudo é locado. Não trabalhamos com acervo, pois as opções de itens para locação são infinitas e nos possibilitam um leque de criação e diferencial muito maior e mais rico. Cada casamento é único e demandará quantidades, tipos e tamanhos diferentes. O projeto será sempre enquadrado e adaptado às condições e disponibilidades dos clientes.

Depende do conceito do projeto, dos serviços de alimentação que serão oferecidos (isso reflete diretamente na dinâmica e no layout da festa) e também do quanto que os noivos estão dispostos a investir. Podemos projetar uma decoração com muito elementos aéreos, muitas flores e verdes (que demandará bastante bases, vasos e estrutura para tais). Ou também algo mais na linha minimalista, com menos informação e um aspecto mais “clean”. E se fizer mais sentido, busca-se um equilíbrio entre ambas, com uma decoração “clean”, mas com uma certa imponência visual. Tudo é flexível!

Essa seleção é elaborada e apresentada na etapa do projeto floral.

A montagem da decoração, normalmente acontece um dia antes (ou dias antes, dependendo da dimensão da festa). O que chamamos de pré montagem. Nesse dia iniciam-se a execução dos arranjos florais, das estruturas aéreas ou de cenografia (quando houver), e da disposição de toda as mobílias, conforme o layout aprovado. No dia da celebração, é montada a cerimônia, é feito também o posicionamento dos arranjos em seus devidos lugares, e os ajustes e detalhes finais.

A qualidade das flores no dia do evento dependerá da forma como foi recebida, armazenada e executada nos arranjos florais. Se tudo isso foi feito tecnicamente de forma correta e adequada, as flores estarão frescas e bem apresentáveis no dia da festa!

Normalmente com uma visita técnica/reunião no local bem produtiva, é o suficiente para darmos andamento ao trabalho; porém, se caso surja a necessidade de retornar e rever alguma questão técnica, estaremos disponíveis.

O período de trabalho começa na pré montagem (um dia antes), a partir das 8h até o final do dia, e encerra-se no dia seguinte com a montagem da cerimônia externa, últimos detalhes, e a entrega dos acessórios florais e do tão desejado bouquet à noiva! Ficamos presentes até o início da cerimônia, para se caso haja necessidade de relocarmos a mesma em função do tempo.

Claro. Sou apaixonada por esse lugar, desde que entrei pela primeira vez! Em 2017 fizemos um trabalho super bacana por lá. Fomos contratados para fazer todo o registro gráfico do espaço de eventos da Fazenda Verde. Então foi feito um levantamento técnico de todas as medidas, pontos de luz, água, incêndio, etc. e expresso através de plantas baixas gerais, técnicas, fachadas, vistas internas, cortes e toda modelagem em 3D do Espaço Bouquet, Espaço Catedral e Espaço Capela. Também apresentamos sugestões de layouts chaves como ferramenta de visualização dos ambientes possíveis de serem criados aos noivos/clientes/parceiros e fornecedores que acessam hoje o site da Fazenda. Por isso hoje posso dizer que conheço muito bem esse lugar, seus fatores técnicos e suas potencialidades (que são infinitas)!

Meu pacote de serviços como arquiteta e decoradora, inclui: Processo de criação de todo o projeto de decoração (pesquisa de referências, elaboração de um conceito, paleta de cores, layout de mobiliário e projeto floral), apresentado em plantas baixas com legendas e medidas, reuniões (presenciais ou virtuais por vídeo chamada), assessoria até o dia do evento (dúvidas, ajustes e eventuais visitas a fornecedores), execução (montagem no dia do evento e/ou um dia antes e acompanhamento da desmontagem por parte dos fornecedores após o término da festa).

Logo após o primeiro contato com os noivos, enviamos uma proposta de orçamento, elaborada e personalizada de acordo com o “briefing” que eles nos passaram e de tudo que conversamos. Aprovada essa proposta, fazemos a contratação, com a assinatura do contrato e damos início ao processo de trabalho.

É sugerido 30% como sinal de entrada, para garantir a data e dar início ao trabalho. O restante pode ser parcelado ou pago à vista até 7 dias antes da data do casamento.
 

O contrato poderá ser rescindido, mediante aviso, por escrito, será estipulada uma cláusula penal de 20% para caso de desistência por parte dos contratantes e também perderá todo o pagamento feito até a data do cancelamento sob forma de multa.