Toda noiva sonha com uma celebração perfeita em que possa aproveitar cada segundo junto de amigos e familiares. No entanto, para que isso seja possível, é preciso se preocupar em seguir as regras de etiqueta de casamento e lidar da melhor maneira possível com algumas situações embaraçosas.
Elas costumam surgir ainda na etapa dos preparativos e se estendem até a organização das mesas da recepção, como nos casos em que convidados que não se dão bem devem sentar distantes para manter tudo harmonioso. Assim, vale redobrar a atenção com os detalhes e tomar decisões com base em boa educação e preservação das relações.
Quer saber mais? Vamos mostrar neste artigo quais são as principais situações que precisam de discernimento dos noivos e como seguir as regras de etiqueta de casamento. Acompanhe:
Simplifique a lista de convidados
Para quem tem família grande, é natural que os pais e avós tenham a intenção de convidar todos os parentes e isso acaba gerando um certo desconforto em quem deseja viver este momento de forma intimista. Sem contar que existe uma pressão social na hora de incluir ou não pessoas que fazem parte do dia a dia do casal, mas nem sempre tem vínculos de amizade estreitos.
Em função disso, a melhor maneira de evitar constrangimentos, é deixar claro desde o início qual será a proposta da lista de convidados e ser o mais sincero possível. As pessoas costumam entender e respeitar a vontade dos noivos quando tudo é feito de maneira esclarecida e conversada com antecedência.
Tenha bom-humor com convidadas de traje inadequado
Usar o vestido branco no casamento é o papel da noiva e de mais ninguém. Porém, pode acontecer de alguma convidada errar na escolha e chegar com algo dentro desta mesma proposta visual. Quando isso acontece, é claro que acaba gerando uma situação bastante desconfortável.
Mas o grande diferencial é minimizar o incômodo com bom-humor e não fazer alarde. Isso porque os convidados sabem exatamente quem é a noiva e, não importa como as outras pessoas estejam vestidas, ela continua sendo a única estrela do grande dia e deve estar radiante.
Monte um plano de organização para as mesas da recepção e acerte nas regras de etiqueta de casamento
Outra questão que costuma preocupar os noivos é como organizar as mesas da recepção com convidados que não se dão bem. Mesmo sendo um momento único para o casal, as pessoas podem acabar se excedendo com intrigas antigas e protagonizar cenas extremamente constrangedoras.
Para evitar que isso aconteça, o melhor caminho é pensar com antecedência sobre quem tem desafetos de longa data ou até mesmo pequenas discordâncias que possam ser inflamadas. Assim, aproveite que não é preciso manter grupos familiares na mesma mesa e organize os assentos por níveis de afinidades.
Priorize o bom relacionamento com filhos de casamentos anteriores
Para os casais que têm filhos de relacionamentos anteriores, outro ponto que pode gerar dúvidas nas regras de etiqueta de casamento é a necessidade de mandar convite para os ex-companheiros. Aqui, não existem regras, vale avaliar como é a proximidade no dia a dia entre os envolvidos e se os filhos são crianças.
Isso porque mesmo que não tenha nenhuma proximidade, quando os pequenos vão participar como pajens, eles ficam extremamente felizes de serem vistos pelo pai e mãe e isso faz diferença na manutenção da cordialidade. Mas vale pensar minuciosamente se a presença não vai gerar potenciais conflitos quando a relação já apresenta históricos negativos anteriormente.
Tome decisões antecipadas em relação ao Destination Wedding
No formato do casamento Destination Wedding, em que a celebração é realizada em um destino de viagem escolhido pelo casal, é preciso definir quem arcará com os custos de deslocamento e hospedagem dos convidados e já deixar tudo esclarecido no momento de mandar o save the date.
O primeiro passo é entender que, na maioria das vezes, este tipo de festa já torna a lista de amigos e familiares presentes mais intimista. Afinal, nem todos têm disponibilidade (financeira e de tempo) de se deslocarem e isso mostra a necessidade de selecionar pessoas essenciais neste momento único.
Saiba que não existe nenhum protocolo prévio ou gafes relacionadas ao formato. Tudo depende da proposta que os noivos desejam adicionar ao evento e das condições de orçamento disponíveis. Na maioria dos locais, é possível negociar pacotes de hospedagem para o casal e os convidados que podem acabar valendo muito a pena.
Agora você já sabe como lidar com situações embaraçosas e seguir as regras de etiqueta de casamento. O mais importante é contar com uma equipe experiente na realização de cerimônias e que possa ajudar a tirar todas as dúvidas sempre que uma questão com potencial de constrangimento surgir.
Quer saber mais sobre como funcionam as despesas com hospedagem em um Destination Wedding? Então entre em contato conosco e tire todas as dúvidas.